Inês

Inês

domingo, 8 de agosto de 2010

O QUE PODEMOS MELHORAR

w

Sabe-se que a criança constrói uma relação de comunicação com o professor e assim vai se aprimorando do conhecimento, mas para que isso ocorra professor precisa rever sua prática pedagógica, ou seja, precisa adequar sua prática pedagógica às possibilidades de desenvolvimento e aprendizagem e seus alunos, em sala de aula, não é somente o conteúdo que motiva, mas, principalmente como o professor trabalha com o conteúdo.

Motivar implica em interesse e envolvimento com o objeto de estudo para que haja aquisição de conhecimento e aprendizagem.

A aprendizagem é um processo múltiplo, a criança utiliza diversas estratégias para aprende, de acordo com seu desenvolvimento, porque quando o conteúdo faz uma relação com o que a criança já tem em memória, ela vai aprender, sendo os conhecimentos organizados e integrados ao conhecimento que a criança dispõe, a aprendizagem será satisfatória.

Observando a escola do bairro percebi que o que esta faltando para estes professores é motivação, ajuda pedagógica do coordenador pedagógico e principalmente mudarem suas praticas pedagógicas.

A primeira ideia é que haja um planejamento com objetivos claros e que venha alcançá-los com êxito. O professor precisa buscar ajuda para transformar sua aula em uma aula desafiadora e que haja a participação dos alunos para que isso aconteça o professor pode trabalhar com projetos, definir o tema, o objetivo, estratégias e a avaliação, podendo estender seu projeto para os demais professores da escola e claro adaptado para cada turma.

O professor para tornar sua aula atrativa e despertar o interesse e a participação doa alunos precisa trazer o lúdico para suas aulas, ir inserindo os conteúdos de forma que os alunos sentirão prazer em aprender, em buscar estratégias para desenvolver o conhecimento e buscar novas possibilidades de solução para as questões propostas, uma vez que o aluno constitui seu conhecimento por meio de estratégias especificas que vão se modificando em função dos conteúdos aprendidos.

Outra ideia é o professor trabalhar atividades em duplas e em grupo para que os alunos possam discutir expressar sua opinião e irem problematizando o conhecimento para alcançar a aprendizagem, porque sabemos que a criança se desenvolve indo ou não à escola, o que não é do domínio de conhecimento precisa ser ensinado, para a criança se apropriar da língua escrita, ler e escrever, formar conceitos de ciências, história, ecologia e outras disciplinas desenvolver o pensamento matemático, aprender a escrever uma operação matematicamente porque tudo isso precisa ser ensinado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário